Biodiesel

A cidade de Itu deverá adotar o processo de coleta de óleo de cozinha usado em toda a cidade, em parceria com a sede de Campinas da Aliança Brasil-China e com a Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu). O óleo de cozinha usado será reciclado em usina localizada em Campinas, resultando em biodiesel a ser utilizado na frota nacional.

No dia 12 de julho, a Prefeitura de Itu e a Comarei receberam a visita do diretor-presidente da sede campineira da Aliança Brasil-China, Sung Tien Lo, para concretizar o início da coleta de óleo de cozinha usado em toda a cidade. Sung Tien Lo foi recebido pelo diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Levi Clementino, o funcionário Sebastião Cardoso e o diretor de Relações Externas da Prefeitura, Tarik Fioravanti, que na oportunidade representou o secretário municipal de Relações Externas, Antônio Carlos Fontes.

Sung Tien Lo já esteve reunido com o prefeito Herculano, que em breve deverão assinar um protocolo de parceria entre a Prefeitura de Itu, a Aliança Brasil-China e a Comarei. Segundo o diretor da Aliança Brasil-China, a reciclagem do óleo de cozinha usado visa evitar o que, na maioria das residências, é realidade: jogar o óleo usado nas frituras no ralo, contaminando de maneira determinante grande quantidade das águas pluviais e os rios.
{sidebar id=13}
O óleo seguirá para uma usina em Campinas e lá será transformado em biodiesel, que será utilizado na mistura, determinada por lei pelo governo federal, que estabelece 2% no óleo diesel. Ainda segundo o visitante, hoje a reciclagem feita deste óleo de cozinha utilizado é destinada à fabricação de sabão. O que se pretende é que seja utilizado como biodiesel e, desta maneira, queimado, não volte a poluir o ambiente.

A coleta será feita em bombonas de 50 litros e o recolhimento poderá ser feito em garrafas PET, entregues à Comarei nas coletas que normalmente são feitas, que percorrem toda a cidade em dias escalonados e previamente determinados em cada bairro. Também deverão ser distribuídas estas bombonas de 50 litros em diversos pontos da cidade, como, por exemplo, em escolas, associações de bairros, supermercados, postos de saúde e outros pontos a serem estudados.

Sung Tien Lo ficou impressionado com a organização da Comarei e disse que a parceria com a entidade e o apoio da Prefeitura de Itu serão fundamentais para o sucesso do programa. Atualmente, a Comarei já recebe pouco óleo de cozinha usado, aproximadamente 1.000 litros, com poucos estabelecimentos comerciais colaborando e ínfima quantidade de donas de casa que colaboram. A expectativa é de rapidamente se aumentar a coleta para 10 mil litros. (saiba mais sobre a Comarei).

De acordo com meta do governo federal, para o próximo ano pretende-se ter 2% de biodiesel na mistura de óleo diesel e, até 2010, 8% desta mistura. Hoje, a Alemanha, por exemplo, tem 15% de biodiesel na mistura.

Quem também esteve presente na visita de Sung Tien Lo foi o presidente da Comarei, Dárcio Gregório Graciotto, que disse estar bastante confiante nesta nova empreitada. A cooperativa, fundada em 2000, atualmente recolhe aproximadamente 300 toneladas de materiais recicláveis por mês.

Em breve, deverá ser marcado o lançamento em praça pública deste novo programa .

Veja mais